Credo Atanasiano

Atanásio foi um ministro fiel que tomou uma posição firme contra as heresias de Ário. Ele defendeu o ensino bíblico sobre a Trindade e sobre a natureza divina de Jesus de Cristo dizendo que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Na sua forma atual o Credo Atanasiano data do século VI.

01. Qualquer um que quer ser salvo, antes de tudo deve seguir a fé universal:
02. aquele que não a guardar integral e intata, sem dúvida perecerá eternamente.
03. A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade,
04. não confundindo as Pessoas, nem separando o Ser.
05. Pois, uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;
06. mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna.
07. Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo.
08. Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo;
09. imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo;
10. eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;
11. contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno;
12. como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
13. igualmente o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso;
14. contudo eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso.
15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
16. contudo eles não são três deuses, mas um só Deus.
17. Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
18. contudo eles não são três Senhores, mas um só Senhor.
19. Pois assim como nós somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada Pessoa singular como Deus e Senhor,
20. assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três Senhores.
21. O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado.
22. O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai.
23. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo deles.
24. Então, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três Espírito Santos.
25. E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor,
26. mas todas estas três Pessoas têm a mesma eternidade e igualdade.
27. Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade.
28. Portanto, quem quer ser salvo, deve reconhecer assim a Trindade.
29. Mas é necessário para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
30. Então, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e homem.
31. Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é homem da substância da mãe, nascido no tempo;
32. perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana;
33. igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana.
34. Ele, mesmo sendo Deus e homem, não é dois mas um só Cristo.
35. Ele é um, não por ser convertida a Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana;
36. Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma Pessoa.
37. Pois assim como a alma racional e a carne são uma Pessoa, assim Deus e homem são um só Cristo.
38. Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao reino dos mortos, ressurgiu dos mortos no terceiro dia,
39. subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai, Todopoderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos:
40. com a vinda dEle todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos;
41. os que tiverem feito o bem, entrarão na vida eterna, os que tiverem feito o mal no fogo eterno.
42. Esta é a fé universal: quem não crer nela fielmente e firmemente, não poderá ser salvo.

Credos Ecumênicos