1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Forma para administrar o Santo Batismo aos filhos de crentes

Amada congregação de nosso SENHOR Jesus Cristo!

INTRODUÇÃO:

O ensino sobre o santo batismo é resumido nestas três partes:

Tanto nós como nossos filhos somos concebidos e nascidos em pecado. Por isso somos sujeitos à ira de Deus. Não podemos entrar no Reino de Deus, se não nascermos de novo. Pelo uso de água Deus nos mostra assim a nossa impureza. Desta forma, cada um deve detestar-se a si mesmo.

 

AS PROMESSAS DA ALIANÇA:

O santo batismo confirma e sela que os nossos pecados são lavados por Jesus Cristo. Conforme Cristo ordenou, somos batizados em nome de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Ser batizado em nome do Pai, significa que Cristo nos declara e garante, que o Pai faz uma eterna aliança de graça conosco. Ele nos adota como seus filhos e herdeiros. Por isso, Ele nos providenciará todo bem e desviará todo mal ou o transformará em nosso bem.

Ser batizado em nome do Filho significa que Deus Filho nos garante que Ele nos lava e purifica por seu sangue de todos os nossos pecados. Ele nos une consigo na sua morte e ressurreição. Assim somos libertos dos nossos pecados e considerados justos perante Deus.

Ser batizados em nome do Espírito Santo significa que Cristo nos garante, por este Sacramento, que o Espírito Santo quer habitar em nós e quer nos tornar membros vivos de Cristo. Porque o Espírito nos dá o que temos em Cristo, a saber: O lavar dos nossos pecados e o renovar diário da nossa vida. Assim, finalmente sem mancha, herdaremos a vida eterna e um lugar na Assembléia dos eleitos.

 

AS OBRIGAÇÕES DA ALIANÇA:

Todas as alianças têm duas partes, uma promessa e uma obrigação. Falando das obrigações da aliança, Deus nos chama e obriga no batismo a uma nova obediência. Isto quer dizer que devemos nos unir a este único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Devemos confiar nEle e amá-lo de todo o nosso coração, de toda nossa alma de todo o nosso entendimento e de toda nossa força.

Devemos romper com o mundo, crucificar a nossa velha natureza e levar uma vida piedosa.

Se, às vezes, por fraqueza cairmos em pecado, não devemos desesperar da misericórdia de Deus nem continuar em pecado. Isto porque o batismo é um selo e testemunho indubitável de que temos uma aliança com Deus.

 

POR QUE CRIANÇAS DEVEM SER BATIZADAS:

Mesmo que os nossos filhos não entendam estas coisas, não devemos excluí-los do batismo. Sem saber eles participam da condenação em Adão. Igualmente, sem saber, eles são adotados como filhos de Deus pela graça de Cristo.

O que Deus falou a Abraão, o pai de todos os crentes, vale também para nós e nossos filhos: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus, e da tua descendência” (Gênesis 17:7).

Isto também Pedro anuncia: “Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos que ainda estão longe, isto é, para quanto o Senhor nosso Deus chamar” (Atos 2:39). Por isso Deus antigamente mandou circuncidar os filhos dos Israelitas: a circuncisão era um selo da aliança e da justiça da fé. O próprio Cristo reconheceu que as crianças estão incluídas na aliança quando as abraçou, impôs-lhe as mãos e as abençoou. Agora o batismo tomou o lugar da circuncisão. O apóstolo Paulo escreveu: “Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas por despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2:11-12).

Por isso as crianças devem ser batizadas como herdeiros do Reino de Deus e de sua aliança. E quando os filhos crescem, os pais são obrigados a instruí-los no que significa o seu batismo.

 

MAIS ENSINO SOBRE O BATISMO:

O apóstolo Pedro ensina que Noé e os seus foram salvos da água que destruiu o mundo (1Pedro 3:20-21). Assim Deus os salvou da morte. Do mesmo modo Deus usa a água do batismo para salvar da morte.

O apóstolo Paulo chama a passagem do povo de Israel pelo Mar Vermelho um batismo (1Coríntios 10:1-2). A água separou o povo de Deus e os egípcios e salvou Israel do inimigo. Assim o batismo separa o povo de Deus do poder do pecado. Por isso mencionaremos na oração as histórias do dilúvio e do Mar Vermelho.

 

ORAÇÃO:

Queremos administrar este sacramento para a glória de Deus, o fortalecimento de nossa fé e edificação da Igreja. Invoquemos por isso o santo nome de Deus em oração:

Ó Todo-Poderoso e eterno Deus, castigaste pelo dilúvio conforme o teu justo julgamento, o mundo incrédulo e inconvertível. Mas salvaste e guardaste na tua misericórdia o fiel Noé e os seus, apenas oito pessoas. Afogaste o Faraó teimoso e os seus no Mar Vermelho. Mas guiaste o teu povo de pé enxuto pelo Mar, já indicando o batismo. Apelando à tua imensa misericórdia, pedimos-te que consideres essa tua criança em graça e a incorpore pelo teu Espírito Santo no teu Filho Jesus Cristo. Nós te pedimos que ela pelo batismo, junto com Cristo seja enterrada e também junto com Ele ressuscite numa nova vida. Concede que ela, ao seguir a Cristo todo dia, carregue a sua cruz com alegria, dedicando-se a Ele com uma verdadeira fé, uma forte esperança e um profundo amor. Dá que ela assim, consolada, saia desta vida, que é igual a um morrer constante. Concede que ela no dia do último juízo apareça com franqueza perante o tribunal de teu Filho. Nós te pedimos isto por Ele, nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que junto contigo e o Espírito Santo, um único Deus, vive e reina para sempre. Amém!

 

ADMINISTRAÇÃO DO BATISMO:

(Aos pais): Amados em Cristo, nosso Senhor, vocês ouviram que o batismo é uma instituição de Deus para selar a nós e nossos filhos na aliança dEle. Por isso deve ser usado para este fim e não por costume ou superstição. Para que seja claro, que isto é sua intenção, vocês são solicitados a responder sinceramente às seguintes perguntas:

Vocês reconhecem que nossos filhos, embora concebidos e nascidos em pecado e por isso sujeitos a toda sorte de miséria, até a condenação mesmo, são santificados em Cristo e portanto devem ser batizados como membros da Igreja dEle?

Vocês reconhecem que o ensino do Novo e do Velho Testamentos, que é ensinado nesta Igreja, é o verdadeiro e completo ensino da salvação?

Vocês prometem e assumem a responsabilidade, como pais desta criança de instruí-la no ensino já mencionado, logo que for capaz de entendê-lo?

Vocês prometem fazer todo o possível para que esta criança seja instruída naquele ensino?

RESPOSTA: Sim.

(Depois o pastor, batizando, dirá:)
(nome) EU BATIZO VOCÊ EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!
Canta-se um Salmo ou Hino.

 

ORAÇÃO DE GRAÇAS:

Onipotente e misericordioso Deus e Pai, nós te agradecemos e louvamos, pois tens perdoado todos os nossos pecados e de nossos filhos pelo sangue do teu Filho amado, Jesus Cristo. Agradecemos-te porque nos recebeste por teu Espírito Santo como membros do teu único Filho. Assim nos adotaste como teus filhos e selaste e confirmaste isso no santo batismo.

Nós te suplicamos que queiras sempre governar esta criança por teu Espírito Santo. Concede que ela seja alimentada na fé cristã e na obediência. Fase com que ela cresça e progrida no Senhor Jesus Cristo. Fase com que ela reconheça a tua bondade e misericórdia paternal que tens mostrado a ela e a todos nós. Conceda que esta criança obedeça fielmente a nosso único Mestre, Rei e Sumo Sacerdote, Jesus Cristo. Fase com que ela lute corajosamente contra o pecado, o Diabo e todo o seu domínio e os vença, que ela louve e glorifique para sempre a Ti e ao teu Filho Jesus Cristo junto com o Espírito Santo, o único e verdadeiro Deus. Amém!
Se quiser pode acrescentar o Pai Nosso.

Quem está online

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Instituto João Calvino

O Instituto João Calvino (também chamado "Centro de Estudos Teológicos das Igrejas Reformadas do Brasil") é um projeto de educação teológica que visa a preparação de homens para os oficios na igreja de Cristo. Curta a página no Facebook!

Catecismo de Heidelberg

 

É com imensa alegria que comunicamos, que para o a comemoração dos 450 anos do Catecismo de Heidelberg, foi criado um site sobre o mesmo e uma página no Facebook para reunirmos materiais relacionados ao mesmo. Visite o site!