Forma para a Disciplina sobre membros não-comungantes, Adultos, que rejeitam o evangelho

COMUNICADO À CONGREGAÇÃO:

O Conselho notifica os irmãos, com tristeza no coração, que o irmão de nome . . . . . que recebeu o santo batismo como membro da Igreja de Cristo, persiste em permanecer no pecado de (especificar o pecado) . . . . . . . . . , apesar de admoestações sérias e constantes.

Nós esperamos e oramos para que ele mostre arrependimento e conversão, mas se isto não ocorrer dentro de um prazo de . . . . . meses (especificar o número de meses), o Conselho está obrigado a excluí-lo da Aliança de Deus.

DECLARAÇÃO DE EXCLUSÃO:

O Conselho comunica aos irmãos, com grande tristeza no coração, que (dizer o nome da pessoa) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . que recebeu o santo batismo como sinal e selo da comunhão com Cristo e sua Igreja, tem continuado a negar esta comunhão com Cristo e sua Igreja, apesar de muitas e sérias admoestações.

Por isso o Conselho deve agora, em o nome do SENHOR, passar a excluir (dizer o nome da pessoa) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . da Igreja de Deus e declarar que ele não tem parte na salvação em Cristo, enquanto não se arrepender.

Exortamos a congregação para que não pare de orar pelo pecador e admoestá-lo, com amor, para que ele confesse seu pecado e aparte-se do mesmo. E tenhamos o cuidado para que nenhum de nós tenha um coração mau e incrédulo a ponto de também se apartar do Deus vivo.

Invoquemos o nome de Deus confessando os nossos pecados:

Deus justo e Pai misericordioso, nós nos acusamos por causa dos nossos pecados. Reconhecemos que merecemos a tristeza que a excomunhão deste membro não-comungante causou. Sim, todos nós somos dignos de sermos excluídos da tua presença por causa dos nossos terríveis pecados.
Mas, Ó SENHOR! Sê gracioso para conosco por amor de Cristo. Nós estamos arrependidos de nossos pecados e pedimos-Te perdão. Faze que sempre nos guardemos da má influência do mundo e daqueles que desviaram-se de Ti. Concede-nos que nós nos esforcemos em cada vez mais servirmos a Ti.

Faze com que nossas palavras e nosso comportamento possam contribuir para que esse irmão agora excluído volte para Ti. Assim será engrandecido o teu nome e nós poderemos acolher esse irmão novamente em nosso meio, com alegria. Porque Tu SENHOR não tens prazer na morte do pecador, e, sim, na sua conversão e vida.

Leva ao arrependimento todos os demais que desviaram-se de Ti.

(Segue-se o Pai nosso).